A secreta norte-americana NSA intercetou os cabos de fibra ótica utilizados pela Yahoo! e pela Google para passar os seus dados para grandes armazéns de servidores que as duas gigantes tecnológicas têm em vários pontos do mundo, acedendo deste modo a informações de centenas de milhões de utilizadores, segundo documentos revelados por Edward Snowden.
"Estamos indignados com o ponto a que parece ter chegado a operação do Governo (norte-americano) para intercetar a informação das nossas redes de fibra óptica, e isso expõe uma necessidade urgente de reformas", refere a declaração do responsável dos serviços jurídicos da Google, David Drummond.
A Yahoo! também expressou a sua indignação com estas revelações, reafirmando que não deu de moto próprio dados à NSA: "Nós temos um controlo apertado para proteger a segurança dos nossos centros de bases de dados, e não demos acesso a esses centros à NSA ou a qualquer outra agência governamental".
A NSA nega contudo que tenha interceptado ilegalmente dados das duas empresas.
Segundo um documento secreto norte-americano, datado de 9 de janeiro de 2013, a NSA interceta diariamente a milhões de registos dos sistemas de comunicação interna da Yahoo! e da Google, entre os quais se encontram emails, textos, áudios e vídeos.
A operação conta com a colaboração da secreta britânica GCHQ.
Ler mais: https://expresso.sapo.pt/google-e-yahoo-chocadas-com-nsa=f838638#ixzz2jcNePS1R